Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

.........................................................................................

Zine ØØ [2º Aniversário! yeahh!]
 Editorial 2012 Janeiro/Fevereiro 
.........................................................................................


    Universidade das Quebradas
- 1 projeto do PACC/UFRJ
                               

[UQ: Flamengo e Manguinhos - Rio de Janeiro]
                                                
– Arte e Cultura:    I d e i a s    P e r i f é r i c a s  !!



















   Desmarginalizando o ZineØØ:
                           sob a batuta da
 Profª. Heloísa Buarque de Holanda!!












O quêêê??? Sim: UQ! Um ponto forte nesse 2011 foi o Poeta Xandu estar no Universidade das Quebradas. É um projeto de extensão social, promovido pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC/UFRJ, parceria com a PetroBrás. Sua origem tem dois pilares: as ideias "marginais" da Professora Heloísa Buarque de Holanda, e sua relação forte com poetas, escritores e ativistas do povão: geral de volta pra escola! hahaha!

*Agradeço ao fotógrafo Maurício Medeiros - o clique tá forte!




Mentira: só colou cabeção na parada! Até porque a professora Heloísa é antenada, conectada e turbinada - sempre atenta com a rapaziada! Grandes nomes do Hip Hop já colaram com ela, nas suas Tramas Urbanas. São nossas histórias... Em livros:

DJ TR na história do Hip-Hop carioca [Acorda Hip-Hop!]; DJ Raffa de Brasília, produtor e DJ no Hip Hop dos 80 [Trajetória de um Guerreiro]; Sérgio Vaz [Cooperifa]; Alessandro Buzo [Favela Toma Conta]; Écio Salles do AfroRegue [Poesia Revoltada]; Cristiane Ramalho do site Viva Favela [Notícias da Favela]; e finalmente Dudu de Morro Agudo [Enraizados]... Na verdade tem muito mais - pesquisa tu!



Homenagem: a nossa querida Rô!

Bom, devo minha entrada na UQ... Primeiro, por esses aê! Depois por ninguém do Breaking ter se interessado - chamei geral? Sim, por 2 anos seguidos! Então, rolou o contrário: POETA XANDU vai, e vocês assinam! E assim estou eu: cheio de documentação de beira de break! Flow 021, GBCR, IQ Fênix, Z.1 B.Boys, B.Boy Moraes, Expresso Break... CIACAC!! hhahaha! GERAL assinou! Só eu memo!


Tom



Felipe










Noélia (de pé) e Hare


Pretto












Ali na UQ a gente se reune e brinca de cultura: Direitos Culturais; Periferias Urbanas e Processos de Globalização; Novas Tecnologias e Novos Mercados Culturais. Juntou foi gente:  de show, do teatro, da cultura! De cinema tavam Serginho e Firmino: esse último foi de Zé Pequeno no Cidade de Deus - sucesso! No áudio Terto passou foi lição! e nas fotos tb me criei: com Bender, M.Medeiros!!! Da web, conheci a TV Hare, com Tetsu, Hare e Denise, esse trio q turbina em multi-mídia!
Bender (acima)    

Delano e ??  

UQ mais? Literatura de favela com Delano, q também é de baile, rapper clássico! E muitos rappers: o Da Ralé, o Tom; a produça dos bailes com... o? o? Raoni? claro q sim! Outro, firma forte na favela, foi o palhaço Liquid-Paper, o mano Patrocínio, q leva esse nome na garra, pq patrocínio q é bom... coisa rara. Clássicos das favelas sempre choram... E outros tb chorarão por aki - pq num dá pra citar geral.


Kehfren
Maurício Medeiros   











   
Anick e XND













No cantinho: visual do Cine de Buteco,
da sacada ao poste, do poste a linha do mar,
            mar q leva ao Rio...

                        
Ana Paula e Lethy!

  Poesia! Poesia! com o Felipe e seus fanzines; Santiago, K.Cristina, Noélia, Seu Oswaldo, Feijah'N, Pretto, q tb é músico, como Kehfren... Sabe o povo BFF na nossa vida? isso de UQ virou família! O !! Cine de Buteco !! da dupla Ana Paula e Letícia!! Meu Deus - essas minas são da raça: fazem e acontecem! OMG! Levaram o prêmio UQ pra casa - algo de muito bom q aconteceu!


Lethy c/ Prêmio e...
cenas do Cine Buteco(abaixo)    

   
Eliete, Clarisse, Noelia, Marília






  Inspirou. JUNTOS fizemos várias invasões: no teatro com Poeta Chacal, no espaço Corujão do Prof. João... E fomos decá pralá: do Vidigal a Senador Camará; fomos daqui prali: do morro do Preventório às cachoeiras do Tinguí... Isso rendeu de mais! No Preventório amei-casei! Fica lá em Nict, é a sede do Cine de Buteco: agitando convidados e artistas do morrão!









E o Poeta Xandu q estava de exclusivo no Breaking voltou a ser aquele poeteiro de frente pro povo! Então, chegamos ao final do nosso encontro UQ 2011, e o ZineØØ logo poderá mostrar para vocês o outro lado das rodas de Breaking: mais denso culturalmente, encadernado e cheio de detalhes...











UQ que há? Uma palhinha de como é isso... Assim, foram muitas aulas, sobre montagem de projetos, sobre produção, muuuuita aula de História da Arte - o fundamento, né? E numa das últimas, fizeram um anúncio por lá, na Universidade das Quebradas: a professora Silvia Soter vai apresentar a Dança Moderna! Empolgou essa!



A aula aconteceu nos dois polos: UQ-Manguinhos e UQ-Flamengo, o q tinha lá, tinha cá - o ZineØØ se antecipou, se chegando pra Manguinhos... dentro da Biblioteca Parque Manguinhos, polo que ainda não conhecia. Essa aula sobre dança inspirou o Poeta Xandu a compartilhar seu olhar com todos os Quebradeiros (como a gente se chama por lá), e fiz assim:

“Estive na UQ-Manguinhos na quinta… dia 20! Na boa companhia da Beá (valeu a carona!) para assistir a aula da Silvia Soter – belíssima!


Passou um belo painel sobre o universo da dança! Foi desde a forma múltipla e plural que, de certa forma, impede uma definição rígida para DANÇA BRASILEIRA, e seguiu até os conceitos de Ballet Clássico, Contemporânea… As Danças Cênicas, como ela chamou.

E debulhou detalhes, das escolas de dança, dos festivais, dos projetos sociais, das profissões “com dança” – ela que é das poucas pessoas a exercer a crítica especializada no assunto – no jornal O Globo. Foi aulão!



Estavam por lá: DJ Marcelinho MG – mestre na arte dos toca-discos! Muita estima e é pessoa que vestiu a camisa das Quebradas pra valer – literalmente! No mesmo dia 20/OUT ele organizou um encontrão de DJ´s, Beat-Makers & Produtores, na Lapa – adivinhem como ele estava vestido na vinheta? Vê aê:








e… o Cassiano!! colega, quebradeiro e agitador do Hip Hop Sanduba – ôutz! Conheci a Cachanga Criativa!! Firmeza! E de quebra, decobri uma roda de Break (por lá mesmo, a noite!) organizada pelo B.Boy Ligeirinho da Zulu Freak Break Crew – Manguinhos firma forte!!

Ôutz!
XND



Cassiano e Feijah'N   



Tipo assim: num tinha como passar batido. Se o Poeta Xandu entrou lá na UQ, com todo esse apoio dos Breakers... Honrar isso sempre foi A Missão! E a coisa já tá quase no fim: produzir um livro sobre o Breaking... Sei que a Wikipedia tem tudo, que o ZineØØ deu um confere lá - e a versão em inglês é bem completinha... Uma danada! Mas não é isso, essa de contar "A História do Break", "Onde fica o Bronx?", "quem inventou o Loco?", "quem são os nomezinhos em inglês?" - nada disso. Isso já tem e eu acho é bem chato de ler!

*Nossos Quebradeiros são bons profissionais, então...
- entre em contato!
                  

    
                                       

O que esperar do ZineØØ? Pow! Conheci um montão de gente por lá, na UQ, pessoas próximas de nós e de nossa realidade... Pela UQ eu conheci a Jeane Lima, da Dança Contemporânea, que trabalha com a Profª. Soter na REDES/Maré - com essa mina troquei um monte sobre dança! E outras personas de dança: a Eliete da Corpafro; a Flávia Negre Soul; nas artes circenses teve a Anick... Gente que somou, em conhecimento, visão de mundo e até nos trampos! Exemplo: DJ Marcelinho MG fechou no som, pra fazer brilhar a coreografia da Jeane Lima! E ficou ótimo o resultado!






Andressa e irmã + Jeane Lima   


Então, a cara foi meter um estudo de alto nível! Nas aulas da UQ aprendi um tanto, com os Breakers outro tanto, fui pra todo lado, com Breaking, Funking Styles, Hip Hop Freestyle... É gente no miúdo, nas Faculdades Daisquina, e outras graúdas, com diploma, compainha de dança e troféu na estante. Varei isso tudo! Virou projeto pra LIVRO! E espero muito dos B.Boyz e B.Girlz: que leiam, que entendam, critiquem e gostem! Esse é um dos sonhos do ZineØØ: agregar valor ao Break, dar um pau nas nossas histórias de vida! União coisa boa! Agora chega de papo mole: vamos dar os passos pra frente!


   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta...
Clicaê!
         

[ Arará: Hip Hop Sanduba ] [click!]¬



Zine ØØ - B.Boy Press [2º Aniversário! yeahh!]



    [ ZineØØ na Universidade ] [click!]¬

        [ Arará: Hip Hop Sanduba ] [click!]¬

            [ Zulu Freak: Manguinhos! ] [click!]¬

                [ B.Girl Talks - na Maré! ] [click!]¬

                    [ RAP + Break Manguinhos! ] [click!]¬


[ 3º Perifery Escolar - Itaguaí ] [click!]¬

[ União Breaker de Itaguaí ] [click!]¬

[ Itaguaí x SJ. de Meriti ] [click!]¬

[ Cia. Da Rua - SJ Meriti/RJ! ] [click!]¬

[ Da Rua "Kids" - o projeto ] [click!]¬

[ Da Rua: fechamento ] [click!]¬

[ DC Kids - Duque de Caxias ] [click!]¬

[ Evolution H2 - Guto Vieira ] [click!]¬

[ H2 Freestyle - Cia. Enígma ] [click!]¬

[ DC: Luana + Zumbi + Capoeira ] [click!]¬

[ Rio Breaking!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬

[ Bailes Black!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬

[ Fundamentos!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬







Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

1 comentários:

Anônimo disse...

What a great post, changed my anti-commenting techniques. I will try and drop a comment here more inside the future.